Após o Colégio Politécnico e o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism) da UFSM informarem a possibilidade da realização do processo seletivo de 2021 por sorteio, a UFSM, em nota divulgada na tarde desta quinta-feira, disse priorizar provas presencias. Tradicionalmente, as vagas eram destinadas aos melhores colocados em uma prova objetiva sediada na UFSM.
Edital do Fies é liberado com nova data de seleção para vagas remanescentes
Na nota, assinada pelo Colégio Politécnico, Ctism, Pró-Reitoria de Graduação, Coordenadoria de Educação Básica, Técnica e Tecnológica e Gabinete do Reitor, a instituição afirma que "será fundamental avaliar a situação da pandemia de COVID-19, por ocasião da publicação do edital público", e que a realização de métodos alternativos, que não a prova presencial, serão adotados somente caso "não seja possível realizar as referidas provas em tempo hábil, respeitando o início do ano letivo de cada colégio, em regime de exceção".
A UFSM também informou que todas as possibilidades serão avaliadas operacionalmente e juridicamente, com o objetivo de promover "critérios de isonomia, igualdade de condições e otimização de avaliações".
VÍDEO: no Dia do Professor, pais e alunos homenageiam na internet os profissionais
A possibilidade da realização do processo seletivo por sorteio surgiu no último domingo. Conforme o diretor do Colégio Politécnico, Valmir Aita, a decisão foi tomada após reunião em um conselho. Já na terça-feira, o Ctism também informou que poderia adotar o mesmo procedimento.
Confira abaixo a nota da UFSM na íntegra:
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), considerando a contínua qualidade de seus processos seletivos e a sua consolidada referência e excelência educacional em todos os níveis e modalidades, informa que:
1 - Mesmo considerando as decisões dos Conselhos Diretores dos Colégios Politécnico e Técnico Industrial, que indicaram o sorteio como critério para os seus processos seletivos de ingresso para 2021, será fundamental avaliar a situação da pandemia de COVID-19, por ocasião da publicação do edital público. Os processos seletivos para acesso às vagas ofertadas pela UFSM ocorrerão prioritariamente através de provas presenciais, já que estas sempre foram realizadas com sucesso e referendadas pelas comunidades locais e regionais.
2 - Devido à COVID-19, ainda não há data definida para a publicação de editais e para a realização das respectivas provas dos certames, cujos cronogramas de aplicação dependem das condições sanitárias, sob o crivo da Comissão de Biossegurança da UFSM, que, por sua vez, considera a avaliação da referida pandemia e suas projeções, bem como indicações das autoridades locais e regionais.
3 - A adoção de processos alternativos à aplicação de provas na presencialidade física será (única e exclusivamente) tomada caso não seja possível realizar as referidas provas em tempo hábil, respeitando o início do ano letivo de cada colégio, em regime de exceção. Todas as possibilidades serão avaliadas operacionalmente, juridicamente e em consonância com a promoção de critérios de isonomia, igualdade de condições e otimização de avaliações.
A UFSM segue comprometida com seus processos de ensino, pesquisa e extensão, que primam por sua qualidade e referencialidade social, mais ainda em tempos de pandemia, quando se fazem necessárias inovação, inventividade e resiliência constantes.